- O documento está anexo.
- As cópias estão anexas.
- Envio carta anexa.
- Segue em anexo.
- Seguem em anexo, as planilhas de produção mensal.
A expressão não está errada, pois o verbo “segue” está sendo complementado por uma locução adverbial de modo. O enunciador quer ressaltar o modo pelo qual algo está sendo enviado.
Já ouvi que "em anexo" não existe. O fato é que há muito tempo o gramático Napoleão Mendes de Almeida escreveu que essa era uma construção errônea.
A locução adverbial "em anexo" deve ser usada por quem tem dificuldade em fazer a concordância nominal, uma vez que a locução fica invariável em qualquer tipo de frase. Essa construção está abonada por muitos gramáticos, como Celso Luft.
Ao empregar essa expressão, na verdade, o que se está dizendo é que algo está em um anexo, ou seja, com ou dentro de algum anexo (por exemplo, um envelope) que se encontre agregado à carta. Podemos empregar também:
- A carta segue no anexo.
- Segue no anexo, o convite individual.
Na frase:
- Segue o anexo solicitado.
O trecho “o anexo” é um sintagma nominal que tem função de sujeito da frase e, portanto, faz concordância com o verbo “segue”.
Para acertar verifique a função que o termo “anexo” exerce na oração (complemento adverbial, sujeito da oração - sintagma nominal - ou adjetivo), pois cada caso exigirá uma forma de escrever o termo “anexo” ou a expressão que integra essa palavra.
Eu sempre tive dificuldades com o anexo! Também já ouvi que em anexo não existe! Tirei várias dúvidas com seu blog :)
ResponderExcluirMuito obrigado pelas informações!!! São úteis para nosso dia-a-dia. E Parabéns pelo blog !
ResponderExcluirRicardo Azzi
Pesquisei vários sites e o seu foi o mais esclarecedor! Parabéns pela clareza das informações!
ResponderExcluir"Anexo" é sempre um problema. Obrigada por esclarecer essas dúvidas.
ResponderExcluir